1. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
- O envio do resumo é exclusivamente via site do evento neuroceara2025.com.br.
- Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
- Clique no menu “Meus Trabalhos”.
- Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário on-line.
- Antes de submeter o resumo, revise, com atenção.
- O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário on-line. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;
- A exposição dos trabalhos será em Pôster Eletrônico ou Apresentação Oral;
- Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão “Sair”.
- Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas.
- Os resumos serão avaliados pela comissão examinadora, os quais aprovarão a modalidade de apresentação. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
2. TEMAS
1. Cefaleia e Dor
2. Cuidados Paliativos
3. Doença Cerebrovascular
4. Doenças Neuromusculares, Neuropatias Periféricas e Cirurgias de Nervo Periférico
5. Epilepsias
6. Neurocirurgia Funcional e Transtornos do Movimento
7. Neurofisiologia
8. Neurogenética
9. Neuroimagem e Neurossonologia
10. Neuroimunologia
11. Neuroinfecção e Líquido Cefalorraquiano
12. Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento
13. Neurologia Neonatal e Paralisia Cerebral
14. Neuroncologia e Base de Crânio
15. Neurorreabilitação
16. Patologias da Coluna Vertebral
17. Transtornos do Sono e Polissonografia
18. Transtornos Neuropsiquiátricos, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Transtornos de Aprendizagem
19. Trauma e Neurointensivismo
20. Miscelâneas
3. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO
- Pôster Eletrônico (E-poster)
- Apresentação Oral
4. INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- O resumo deve ser enviado em português, gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo.
- O prazo para submissão dos resumos é: 19/09/2025 até 23:59h.
- Serão aceitos o máximo de 03 (três) inscrições de trabalhos por congressista, sendo que o mesmo deverá, obrigatoriamente, fazer parte da lista de autores.
- Poderão ser incluídos até 06 autores para cada resumo. Insira os autores na ordem desejada;
- O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores;
- O resultado dos trabalhos será divulgado no dia 10/10/2025;
- Só serão aceitos os trabalhos que pelo menos 1 autor esteja inscrito e com pagamento efetivado no evento;
- Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.
- A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
- O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
5. INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS
- O título deve ter no máximo 100 caracteres (incluindo espaços). Deve ser conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo.
- O texto do resumo deverá ter no mínimo 150 palavras e no máximo 250 palavras (não inclui título e autoria/filiação).
- PESQUISA ORIGINAL (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes etc.) devem ter as seguintes seções: Introdução; Objetivos; Método; Resultados; Conclusões. É necessário está descrito o número do parecer de aprovação do CEP.
- RELATO DE CASO (relatos de caso, descrição de séries, etc.) devem contar com as seguintes seções: “Introdução, “Relato de Caso” ou “Descrição de Série”. O relato de um caso é pertinente quando a entidade diagnosticada é rara, o tratamento é pioneiro ou tem alguma inovação, ou o resultado é inusitado. É necessário está descrito o TCLE do paciente ou responsável legal.
- RELATO DE EXPERIÊNCIA deve apresentar as seções: Introdução; objetivo, método, resultados da experiência ou inovação, discussão e conclusão.
- REVISÕES (estão incluídos nesta categoria: revisão sistemática, revisão integrativa e revisão de escopo). Devem ter as seguintes seções: Introdução; Objetivos; Método; Resultados; Discussão; Conclusões.
- A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto para avaliação da comissão científica.
- O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
- Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão on-line do resumo.
- As instruções se aplicam para os trabalhos enviados para a modalidade pôster.
- Referências, agradecimentos e ajuda financeira não devem ser inclusos no resumo. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
- Até 3 (três) palavras-chave deverão ser encaminhadas, baseada na terminologia adotada pelo DECS, MeSH ou EMTREE (consulte o link: http://decs.bvs.br).
- Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
- Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.
6. INSTRIUÇÕES AOS TRABALHOS APROVADOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA
Modalidade Oral
INFORMAÇÕES DE APRESENTAÇÃO
- Tempo de apresentação: 10 (dez) minutos para apresentar e 3 (três) minutos para perguntas e respostas.
- Template Trabalho Oral: todos os slides devem ser apresentados em template do evento que está disponível para download nesta página.
- Número de slides: Não há limites, desde que o autor não ultrapasse o tempo de apresentação estipulado. O 1º Slide deve conter: título, dados de identificação do trabalho e nome dos autores. Demais slides, livre.
- Conteúdo da Apresentação: deverá contemplar uma síntese do trabalho contendo itens como: título, relação dos autores, instituição, introdução, objetivos, método, resultado e conclusões. É permitida a inclusão de imagem/figura/gráfico/etc.
- Dia e horário da apresentação: Verificar no site do evento, o horário e data da sua apresentação Oral.
INFORMAÇÕES GERAIS
- Será disponibilizado no site do evento: www.neuroceara2025.com.br, um sistema que permitirá a submissão dos slides para a apresentação oral e confirmando presença no Mídia Desk até 01 hora antes do horário da atividade.
- O apresentador deverá estar na sala de apresentação, com até 15min de antecedência. Não haverá tolerância de tempo para chegada de apresentador. Se não estiver presente no momento da chamada, o trabalho não poderá ser apresentado.
- Observe as orientações para manter o trabalho classificado para premiação e recebimento de certificado.
- É de responsabilidade do apresentador verificar se o seu trabalho está na lista de apresentação. Não serão aceitas reclamações no local do evento.
- Qualquer um dos AUTORES poderá fazer a apresentação do trabalho, desde que este esteja com a inscrição paga no evento.
Modalidade Pôster Eletrônico (E-poster) – TOTEM
Formato de arquivo para envio de pôsteres template: padronizado com a identidade do evento, disponível para download em Power Point, ao lado direito desta página e já com a configuração correta. A formatação dos trabalhos deve seguir o padrão definido: fonte Arial, tamanho 12.
Máximo de 1 página, incluindo título. Para os demais dados podem ser feito um QRCode. O arquivo deverá ser salvo em PDF com o nome do autor principal e não poderá conter caracteres como pontos, vírgulas, traços, hífen, cedilhas, acentos, etc.
ESTRUTURA DO CONTEÚDO
O pôster deverá contemplar uma síntese do trabalho contendo os seguintes itens: título, relação dos autores, instituição, introdução, objetivos, método, resultados e conclusões. É permitida a inclusão de imagem/figura/gráfico/tabela, etc.
PRAZO PARA ENVIO
O arquivo EM PDF com conteúdo do pôster, deve ser enviado através da área de inscrito do autor que submeteu o trabalho, impreterivelmente até 17/10/2025 até às 23:59h. Não serão aceitos envios por e-mail e após o prazo estipulado.
– Acessar sua área de inscrição (autor que submeteu o trabalho)
– Clicar no link de trabalhos
– Anexar o PDF ao lado do título do trabalho.
ATENÇÃO: A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
Cronograma de exposição dos Pôsteres
Todos os trabalhos aprovados para a modalidade pôster eletrônico ficarão expostos durante os dois dias do Congresso, durante todo o período do evento. Em breve mais informações serão divulgadas.